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Teremos que nos reinventar, nos humanizar

Teremos que nos reinventar, nos humanizar

Vamos falar sobre este momento de incerteza para todos nós. Acredito que ninguém tem as respostas, nem eu, mas vem comigo...

Em todas as crises que o mundo tem enfrentado, os resultados são os mais incríveis na minha opinião. Empresas são extintas e empresas são criadas, profissões são extintas e profissões são criadas, com esta pandemia não será diferente.

Teremos que nos reinventar, depois deste isolamento descobriremos que muitas das coisas que julgávamos vitais, na verdade são totalmente dispensáveis. Por isto todos os setores estão revendo seus conceitos, descobrindo novos nichos no mercado.

 

 

Empresas, profissões, setores e sonhos, surgirão. Empresas, profissões, setores e sonhos terão que ser reinventados, readequados, repensados... É fato que a esperança às vezes fica por um fio, pessoas conhecidas ou não, partindo, mas não tenho a menor dúvida que vai passar. Só espero que a humanidade não perca esta oportunidade de melhorar.

Acho que vale lembrar algumas frases de efeito, mas que se enquadram perfeitamente nesta situação: “É só no dicionário que o sucesso vem antes do trabalho”, e segundo Leandro Karnal; “Tudo que me tranquiliza me afasta do sucesso”.

 

 

 

Cabeleireiro X Cliente na Pandemia

Chegou a hora de “separar o joio do trigo”. Num momento em que todos estamos numa situação difícil, quanto mais pudermos mostrar que tipo de parceria é a que mantemos com o cliente, com colaboradores, com fornecedores... mais clara ficará nossa relação futura. Manter o contato, a união e a esperança viva entre as pessoas que estarão juntas no novo recomeço é de total relevância.

A ajuda ao cliente que está como nós, isolado, autoestima baixa, alguns sem dinheiro, outros sem emprego, outros falidos ou até lamentando a perda de entes queridos, mostrará a nossa habilidade em convergir a relação comercial numa relação comercial humanizada.

 

 

Chegou a hora de colocarmos em prática o que fazemos de melhor; cuidar de pessoas, melhorar a aparência, levantar a autoestima, enfim, precisaremos praticar mais do que nunca a atenção excepcional ao cliente, conhecer e entender para atender ao cliente 4.0 que será facilmente identificado por nós.

Sei que estaremos tão fragilizados quanto o cliente, então será necessária muita empatia (se colocar no lugar do outro) e relacionamento HUMANIZADO. Estou certa de que a relação meramente comercial sofrerá muitas perdas nesta nova relação Cabeleireiro X Cliente na Pandemia.

 

Devemos orientar ao cliente como retocar o branco em casa?

Não perca a oportunidade de mostrar que sua relação não é meramente comercial.

O cliente está só, precisa do apoio de quem confia, se não se sentir acolhido, precisará buscar ajuda, e não será difícil encontrar nas redes sociais, no YouTube, nas lives, enfim... neste momento tem muita gente ensinando como fazer o que há alguns anos atrás só você sabia. Tem empresas patrocinando profissionais formadores de opinião para ensinar através de lives como a cliente pode fazer um retoque de área de crescimento em casa.

Então vamos cuidar de nossos clientes a medida do possível, antes que alguém o faça. Se for o caso monte um kit que possa atender à necessidade momentânea, faça chegar até o cliente e em uma chamada de vídeo oriente como proceder. Acho que vai ser divertido o cliente perceber que não tem a sua prática. Vocês terão bons momentos e reforçarão os laços de confiança.

 

 

A mensagem clara desta atitude, é que você não abre mão de cuidar de quem confia no seu trabalho. Isto evitará que produtos vençam no seu estoque e movimentará seu caixa. Ou crie uma lista do que ele precisa comprar na farmácia para fazer o serviço (sob sua orientação) que atenda sua necessidade. Lembre-se, as farmácias estão abertas e tem cosméticos.

Analise o perfil de seu cliente e veja de que forma poderá mostrar que você continua cuidando, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia. O cliente que sempre contratou serviços, está completamente perdido, ao entrar em uma farmácia para comprar uma coloração, por exemplo, não sabe como fazer.

Seja bem-vindo ao novo normal!

 

Fonte: Joana Silva (Rio de Janeiro)

www.dicasdejoanasilva.com.br

 

Conteúdo e imagens sob responsabilidade de Joana Silva.

22 de Maio de 2020

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